• Home
  • >
  • Sem categoria
  • >
  • CONTROLE ORÇAMENTÁRIO – O LOCAL PERFEITO PARA VOCÊ SE SENTIR AINDA MAIS DESLUMBRANTE

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO – O LOCAL PERFEITO PARA VOCÊ SE SENTIR AINDA MAIS DESLUMBRANTE

Sumário

Não importa quão pesado foi o dia, ir ao salão de beleza é um spa não somente para o corpo, mas também para a sua mente e coração. Quem o frequenta, confia no processo, e ao final sai não apenas mais linda (o), como também mais relaxada (o).

Um dos serviços considerados indispensáveis por seus consumidores são os salões de beleza. Podemos perceber o crescente número de espaços voltados para os cuidados da beleza e bem-estar, apenas observando os bairros de uma cidade, existe praticamente um a cada esquina. 

Entre os anos de 2020 e 2022, por exemplo, foram abertos 343 mil novos salões de beleza. Inclusive, comparando os meses de 2020 e de junho de 2022, houve um crescimento de 63,3% de CNPJs criados na área de estética. Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza, considerando países do mundo inteiro. 

Contudo, mesmo diante de cenários tão promissores, é fundamental ter habilidades e conhecimentos de gestão, afinal é isso que vai garantir a estabilidade do negócio. Infelizmente, é comum que muitos cometam erros no momento de gerenciar, deixando determinadas questões de lado, como o controle orçamentário, para atender aos seus clientes.

O problema é que todo esse controle é essencial para garantir a saúde, beleza e viabilidade do seu empreendimento, tanto quanto a entrega de uma experiência positiva ao seu consumidor. 

Agora a minha pergunta é: Como está o controle orçamentário do seu negócio? Como você mensura os resultados da sua empresa? Como você acompanha o previsto versus o realizado? 

O QUE É CONTROLE ORÇAMENTÁRIO?

Ao contrário do que muitos acreditam, realizar o controle orçamentário é uma necessidade de todos os negócios, independente do ramo ou porte. Ele é uma forma de entender, com profundidade, como andam as finanças da empresa e se estas estão aplicadas nos lugares corretos. Não se trata apenas de elaborar, mas de acompanhar de perto, se as expectativas em relação ao orçamento se tornaram reais ou não. 

Podemos definir o controle orçamentário como uma ferramenta de gestão financeira, que tem como objetivo o monitoramento e a revisão contínua de um orçamento, dando sustentabilidade às finanças, à medida que são distribuídas com eficiência em uma empresa, e assim garantir que os resultados sejam efetivos e dentro do que foi previsto. 

Depois que o controle orçamentário foi desenvolvido, está na hora de acompanhar o previsto versus o realizado

Mas, antes de continuarmos, vamos entender o que são esses dois conceitos.

O QUE É PREVISTO?

São todos os custos previstos no orçamento para produzir e entregar o trabalho final. 

O QUE É REALIZADO?

É o custo total ao final de todo processo produtivo, isto é, tudo o que foi gasto na prática, que envolve todos os processos. 

Com essa ferramenta é possível fazer previsões futuras de receitas e investimentos, entre outros elementos para o crescimento e desenvolvimento da empresa, diminuindo gastos desnecessários e mantendo-se informado sobre cada movimento que deve ser feito, desta forma, evitando surpresas e riscos futuros para a empresa. 

PREVISTO X REALIZADO – O QUE FOI PLANEJADO PRECISA SER CONTROLADO

Para manter os planos, é preciso manter o controle. Só se gerencia, aquilo que se controla, logo, acompanhar o orçamento é mais do que apenas comparar o previsto com o realizado. 

O previsto e o realizado é a base da gestão orçamentária. É necessário realizar o seu acompanhamento mensalmente, comparando o que foi orçado com o que realmente está sendo realizado, o que é imprescindível para um controle financeiro efetivo. 

Essa ferramenta de gestão vive do passado, para que você possa acertar o presente. 

Como isso acontece? 

Com base nos anos anteriores é possível estipular metas para o ano que se inicia, realizar a projeção de gastos e verificar se houve crescimento ou prejuízo, desta forma, prevendo falhas ou oportunidades de investimento. 

Através desse acompanhamento é possível corrigir o caminho de imediato! É o momento de rever o histórico de despesas fixas, verificar se ocorreu alguma variável, se o que foi planejado saiu do controle e o porquê. Em posse dessas informações é a hora de traçar um plano de ação.

É de extrema importância determinar os indicadores de desempenho, para mensurar os resultados de forma mais eficiente, para assim atingir os objetivos propostos. 

Isso é um exercício constante, quando mais você faz, mais você acerta, quanto mais você controla, mais controle você tem. Com esses comparativos, você conhece cada vez mais o seu negócio e pode prever as mudanças financeiras que podem afetar o seu orçamento. 


QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM CONTROLE ORÇAMENTÁRIO?

A resposta é simples: ele auxilia a empresa a manter a sua saúde financeira e a guiar os passos dos gestores, visando uma tomada de decisão mais assertiva. 

Outro ponto muito importante, é saber com antecedência quanto se irá gastar durante o ano, sendo possível acompanhar se cada centro de custo está dentro do que foi estabelecido, tanto em despesas quanto em receitas. Com uma visão mais aprofundada, é possível fazer os ajustes necessários ao longo do período para que o negócio se mantenha dentro do que foi planejado. 

A análise de previsto versus realizado, é uma importante ferramenta na gestão orçamentária das empresas. Esse relatório compara as projeções financeiras previstas no orçamento com os resultados financeiros efetivamente alcançados. Essa comparação ajuda a avaliar a precisão das estimativas, identificar desvios, tomar decisões estratégicas e estabelecer metas realistas para melhorar o desempenho financeiro do negócio. 

Em resumo, o previsto versus realizado é fundamental para garantir um gerenciamento eficiente dos recursos e o cumprimento dos objetivos financeiros estabelecidos.

AFINAL, VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO EXATAMENTE O QUE PREVIU NO ORÇAMENTO?

Se a sua resposta é não, nós da Safira BPO Financeiro, temos a solução.

Como vimos, a gestão financeira de um salão de beleza, assim como em qualquer outro negócio merece toda a sua atenção! 

Para facilitar esse e outros aspectos da gestão do seu negócio, conte conosco. Nosso foco é sempre criar um diferencial para os nossos clientes, com soluções inovadoras, atendimento especializado e colaboradores comprometidos. 

Inovação em gestão e os mais elevados níveis de excelência são a nossa marca!

Garanta já uma gestão eficiente do seu orçamento e assegure o êxito no seu resultado e a gestão adequada dos seus projetos. 

Não perca mais tempo! 

Entre em contato conosco.

Safira BPO Financeiro, conosco você encontra o respiro que o seu cabelo, as suas unhas e a sua pele tanto precisam. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of SAFIRA BPO Financeiro
SAFIRA BPO Financeiro