• Home
  • >
  • Sem categoria
  • >
  • BREAK EVEN POINT – PONTO DE EQUILÍBRIO: ENTENDA O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DE UMA EMPRESA

BREAK EVEN POINT – PONTO DE EQUILÍBRIO: ENTENDA O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DE UMA EMPRESA

Sumário

Se você é um empreendedor, e se preocupa com a saúde financeira da sua empresa, com certeza já ouviu falar sobre o ponto de equilíbrio financeiro, ou break even point (BEP). Afinal, esse indicador fundamental é um dos pilares para uma gestão eficiente e pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. 

Por esse motivo, entender o que é, como funciona e como é calculado, é imprescindível para a tomada de decisões, de maneira estratégica e assim garantir a saúde financeira do seu negócio. 

O QUE É O PONTO DE EQUILÍBRIO? 

Também conhecido como Break Even Point (BEP), o ponto de equilíbrio é o momento onde a empresa se equilibra financeiramente. Ele representa o momento em que a empresa alcança o equilíbrio entre suas receitas e seus custos, resultando em um lucro líquido igual a zero. 

De uma forma bem resumida, significa igualar receita e despesa, considerando que todo valor obtido acima disso é lucro do negócio e, abaixo, prejuízo. 

Essa informação é importante para a empresa poder identificar o nível mínimo de atividade em que o negócio pode operar. 

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER O PONTO DE EQUILÍBRIO DE UMA EMPRESA?

Agora que você já sabe que o ponto de equilíbrio de uma empresa é quando fica no “zero a zero”, é preciso entender o porquê é importante saber o ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa. 

Com o ponto de equilíbrio financeiro, é possível conhecer melhor a sua empresa e saber onde manipular melhor os valores para obter melhores resultados. 

Por exemplo, conhecendo o ponto de equilíbrio financeiro se torna mais fácil precificar corretamente seus produtos e serviços.

Dessa forma, o ponto de equilíbrio se torna um indicador financeiro muito importante para a gestão do seu negócio, já que ajuda a determinar, o nível mínimo de vendas que são necessárias para cobrir os custos fixos e variáveis, identificar um volume mínimo de faturamento, e assim não gerar prejuízos.

Além disso, essa definição pode ser usada também para identificar o faturamento necessário para diferentes períodos, por exemplo: mensal, semestral, ou até mesmo anual. 

Outro aspecto importante é a relação entre o ponto de equilíbrio e o controle financeiro empresarial, que envolve o monitoramento e análise dos recursos da empresa, garantindo que as finanças estejam saudáveis e de acordo com os objetivos estabelecidos. 

Com isso, ao entender o ponto de equilíbrio financeiro, você pode utilizar esses dados como uma métrica de referência para o controle dos gastos, facilitando o acompanhamento do desempenho e a identificação de eventuais desvios. 

QUAIS SÃO AS VARIAÇÕES DO PONTO DE EQUILÍBRIO? 

Existem três principais variações do ponto de equilíbrio, são elas: o financeiro, o contábil e o econômico. 

  • Ponto de equilíbrio financeiro: ele é calculado levando em consideração os custos fixos e as despesas financeiras, além dos custos variáveis da empresa. O ponto de equilíbrio financeiro deve ser usado quando se deseja analisar a saúde financeira da empresa, avaliar sua capacidade de pagamento de dívidas e planejar as finanças de forma mais abrangente.
  • Ponto de equilíbrio contábil: considera apenas os custos fixos e os custos variáveis, excluindo as despesas financeiras do cálculo. Ele se torna útil quando a necessidade é analisar a estrutura, custos da empresa e avarias e lucratividade operacional.
  • Ponto de equilíbrio econômico: é aquele que considera os custos fixos, custos variáveis, despesas e ainda incorpora uma margem de lucro desejada. Ele acaba facilitando a definição de metas de vendas, tornando-as mais realistas e orientando as decisões estratégicas. 

COMO CALCULAR O PONTO DE EQUILÍBRIO?

Existem algumas fórmulas que podem ser usadas para determinar o ponto de equilíbrio do seu negócio. São elas:

  • Fórmula do ponto de equilíbrio financeiro 

Liste todos os custos fixos, variáveis e despesas. Calcule a margem de contribuição, a qual é a diferença entre a receita por unidade vendida e os custos e despesas variáveis por unidade. Por fim, dívida os custos fixos e as despesas financeiras pela margem de contribuição para obter o volume de vendas necessário para cobri-los.

Ponto de equilíbrio financeiro = custos e despesas / margem de contribuição 

  • Fórmula ponto de equilíbrio contábil 

Liste todos os custos fixos e variáveis da empresa. Calcule a margem de contribuição e divida os custos fixos pela margem de contribuição para obter o resultado. 

Ponto de equilíbrio contábil = custos fixos / margem de contribuição 

  • Ponto de equilíbrio econômico 

Liste todos os custos fixos, variáveis e custos de oportunidade da empresa. Calcule a margem de contribuição e divida os custos fixos e de oportunidade pela margem.

Ponto de equilíbrio econômico = (custos fixos + custos de oportunidade) / margem de contribuição 

IMPULSIONE O PONTO DE EQUILÍBRIO DA SUA EMPRESA – CONTE COM O APOIO ESPECIALIZADO DA SAFIRA BPO FINANCEIRO 

Para aprimorar o controle financeiro e alcançar o ponto de equilíbrio ideal em seu negócio, conheça a Safira BPO Financeiro. 

Ter os valores organizados e controlar as informações pode não ser o suficiente para garantir a gestão financeira da sua empresa, pois além desta função, o micro e pequeno empreendedor tem outras diversas atividades e prazos a cumprir, incluindo a própria execução dos serviços na maioria dos casos. Por isso contar com o apoio de profissionais especializados no segmento faz toda a diferença.

Cada empresa tem um ponto de equilíbrio financeiro único, por isso, é muito importante contar com um atendimento especializado para descobrir qual o ponto da sua e como aplica-lo para melhorar a sua rotina nos negócios. 

Com anos de tradição, atuamos no mercado desde 2002. Surgimos com o propósito de oferecer às empresas soluções funcionais e de qualidade, que garantem a organização de todos os processos de maneira eficiente.

Nossos serviços contam com um atendimento completamente personalizado para a sua empresa, nos adequando à sua necessidade, a fim de entregarmos a você soluções assertivas e pontuais, que se encaixam na sua realidade, de maneira simples e objetiva.

Não perca mais tempo, busque o equilíbrio que a sua empresa precisa!

Entre em contato com a Safira BPO Financeiro. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of SAFIRA BPO Financeiro
SAFIRA BPO Financeiro