• Home
  • >
  • Sem categoria
  • >
  • ANO NOVO, CONTAS DE SEMPRE: PREPARE-SE PARA O FINAL E INÍCIO DE ANO

ANO NOVO, CONTAS DE SEMPRE: PREPARE-SE PARA O FINAL E INÍCIO DE ANO

O bom velhinho chegou e com ele mais um final de ano. É hora de encerrar um ciclo e se iniciar outro. Nessa época, muitos anseiam pelas festas e celebrações que tornam essa época tão mágica e especial.
Sumário

O bom velhinho chegou e com ele mais um final de ano. É hora de encerrar um ciclo e se iniciar outro. Nessa época, muitos anseiam pelas festas e celebrações que tornam essa época tão mágica e especial. No entanto, à medida que as luzes brilham e a música festiva preenche o ar, as armadilhas financeiras que as celebrações de fim de ano podem criar no orçamento também se tornam evidentes. 

Para quem é trabalhador, o fim de ano é sempre prenúncio de boas expectativas: férias, recesso, 13º salário, brindes e festas. Mas para quem está do outro lado – no caso, os empreendedores, as empresas – o período é sinônimo de despesas, de rotinas financeiras, obrigações trabalhistas que batem às portas das empresas. A folha de pagamento tem um aumento significativo nesta época do ano e o faturamento logo sente os efeitos desse período. 

Então, preparar a sua empresa antecipadamente para os gastos de fim de ano e para as despesas que naturalmente surgem no início do próximo é essencial para manter a sustentabilidade do negócio, evitando que a sua empresa dê um passo maior do que é possível e acabe comprometendo o caixa já na largada de 2024.  

As empresas precisam estar atentas! Os exageros, excessos e a falta de planejamento são os seus maiores inimigos. É preciso saber quanto se pode gastar. Os gastos e obrigações devem se adequar ao caixa, e não o contrário.  

O quanto antes essa preparação começar é melhor. Sempre é hora de sentar-se, planejar e organizar as finanças do seu negócio para o fim de ano e ainda garantir a previsibilidade do próximo já no comecinho de janeiro. Que sonho hein!

E agora eu te pergunto: Será que a sua empresa está financeiramente preparada? 

É HORA DE SE PROGRAMAR PARA FINALIZAR O ANO NO AZUL E COMEÇAR 2024 COM O PÉ DIREITO

Na maioria das vezes a previsibilidade e controle do fluxo de caixa garantem o progresso da empresa. Isso significa ter controle dos seus custos e despesas semanais, mensais e anuais para não ter perigo de ser surpreendido com emergências financeiras. 

O final do ano conta com despesas específicas que precisam ser previstas e antecipadas para evitar surpresas em uma época de muito trabalho e correria. Quando o ano chega ao fim, as empresas se deparam com a chegada das despesas extras se acumulando com os gastos da rotina financeira mensal. Mas ao mesmo tempo que são extras, esses gastos também são previsíveis, e isso pode ser feito ao longo do ano. 

É justamente, nessa falta de planejamento prévio que a maioria das empresas se prejudicam, pois se veem sem caixa para arcar com todas as suas obrigações. 

Não seja pego de surpresa por problemas financeiros! Se programe. Depois nem pular as sete ondinhas vai te ajudar a entrar em 2024 no azul. 

Planejamento é a chave para as contas de final e início de ano!

COMO AS EMPRESAS DEVEM SE ORGANIZAR?

Mas com tantas despesas extras no fim de ano, como evitar que elas desequilibrem as contas e levem as empresas a entrarem o ano novo no vermelho? 

Antes de tudo, é fundamental um planejamento financeiro. Com números precisos e confiáveis em mãos, garanta as obrigações financeiras mensais para, depois, verificar as sobras. São elas que irão cobrir as despesas extras.

Com o valor das sobras, faça uma nova lista de prioridades e procure cumpri-las na ordem definida. Em cada uma, procure economizar o máximo possível, ao revisar os gastos de final de ano é possível descobrir onde é possível reduzir. Se for o caso, avalie as comemorações corporativas, busque alternativas mais acessíveis que respeitem e sigam o ritmo e o momento do seu negócio. 

Tenha uma reserva financeira! A reserva financeira é sempre importante para lidar com emergências e com demandas extraordinárias e previstas, como o 13º salário. 

Além disso, não esqueça de focar também nas despesas de janeiro. Por isso, prepare o fluxo de caixa antes do ano acabar para evitar surpresas depois que o ano virar. Assim, quando todos voltarem de férias, o caixa estará garantido para o pagamento dos salários e benefícios dos colaboradores.

Muita coisa, não é mesmo?

Mas não se preocupe, você não está sozinho, conte com uma empresa especializada em soluções financeiras para micro e pequenas empresas e prestadores de serviços no geral para te ajudar a tornar todo esse processo menos estressante e difícil. 

Nós, da Safira BPO Financeiro, somos parceiros de todos os nossos clientes, ajudando cada um a enfrentar esse período dentro de suas realidades e possibilidades, apontando às empresas as melhores opções e estratégias para organizar os seus gastos e também as suas metas.

CONTE COM A SAFIRA BPO FINANCEIRO PARA TER UM 2024 NO AZUL

A Safira BPO Financeiro oferece a capacidade e alta performance de especialistas para cuidar do planejamento financeiro da sua empresa. Com isso você consegue acompanhar a sua realidade de forma simples, prática e transparente, permitindo que você tenha mais tempo para focar nas funções mais estratégicas do seu negócio. 

Com escritório em Ribeirão Preto – SP, a Safira BPO Financeiro, nasceu diante da necessidade e dos desafios de realizar um financeiro real para as micro e pequenas empresas, pois entendemos a importância de saber os números reais do seu negócio: os custos, receitas, fluxo de caixa, capital de giro, que são essenciais para o crescimento da sua empresa. 

Com anos de tradição, atuamos no mercado desde 2002, sempre oferecendo soluções funcionais e de qualidade, que garantem a organização de todos os processos de maneira eficiente. Nosso foco é sempre criar um diferencial para os nossos clientes, com soluções inovadoras, atendimento especializado e colaboradores comprometidos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of SAFIRA BPO Financeiro
SAFIRA BPO Financeiro